Portfólio

Queda Livre / por Mauricio Biasotto

Informações pessoais e tudo que acontece no meio online

Programador Freelancer PHP e Marketing de busca


A internet democratizou muito a forma de como podemos aprender algo. Podemos assistir vídeos, ler artigos, fazer cursos online e etc. São tantas coisas que parece que nunca vamos nos dar conta de conseguir consumir todas essas informações. E com essa facilidade de encontrar tudo, também por outro lado tem a dificuldade de conseguir manter a concentração, pois você nem termina de ler uns artigos e já tem um outro artigo no lado de sugestão. Quando está assistindo um vídeo é a mesma coisa, já vem outra sugestão para você.

Mas uma forma que encontro para me desconectar de tudo e aprender algo novo fora da internet, e o meu preferido é o bom e velho livro.

Gostos dos livros físicos, nada substitui o pegar e cheiro de um livro de papel.

E nessa minha jornada de freelancer os livros me ajudaram em muitas situações, desde a parte técnica até a gestão de projetos, marketing e também os livros que são intitulados como Auto Ajuda, isso acaba melhorando sua inteligência emocional para lidar com as situações e o stress do dia a dia.

E nessas últimas semanas recebi um e-mail da Larissa da freelancermap.com (uma plataforma para experts em TI com sede na Alemanha) me pedindo algumas dicas de livros para eles poderem compartilhar com a comunidade, e o tema dessa campanha será “Book recommendations for freelancers” (livros recomendados para freelancers). Para saber mais acesse aqui.

Entre os livros que já li e que acabam me ajudando nesses quase 10 anos de freelance são:

- Administração e Marketing (Autor: Philip Kotler) – Esse livro li na época da faculdade, já que minha formação é em Marketing. Como a gestão de uma empresa é muito importante para enfrentar as barreiras do dia a dia, esse livro recomendo para ter uma visão geral da gestão e marketing da sua empresa (mesmo você trabalhando sozinho você tem que encarar que você é uma empresa);

- PHP – Programando com Orientação a Objeto (Autor:  Pablo Dall’Oglio) – Foi um livro onde consegui mudar a forma que programava meus sistemas, conseguir trabalhar melhor e ter uma melhor produtividade nos meus sistemas;

- O Monge e o Executivo  (autor: James C. Hunter) – Esse é um livro clássico, um best-seller, onde te ensina enfrentar várias situações diárias, te ensina como melhorar os relacionamentos com as pessoas e como ter uma liderança respeita e admirada;

- Como Fazer amigos e Influenciar as pessoas (autor: Dale Carnegie) – Um outro livro best-seller que te ensina como criar empatia e melhorar seus relacionamentos. É um livro que além da sua vida pessoal, é recomendado para o lado profissional, para você saber como lidar com os seus clientes, ou seja, pode ajudar nas suas negociações e atendimento;

- Otimização e Conversão (Autor: Khalid Saleh & Ayat Shukairy) – Esse é um outro livro que me levou para um nível a cima, é um livro que te mostra que você não teve fazer um site por fazer, você tem que pensar em cada detalhes do site e em como conduzir o usuário até uma conversão (venda e etc), e com isso seus projetos acabam gerando mais resultados para o cliente e você sendo mais reconhecido;

- A arte do planejamento (Autor: Jon Steel) – Um livro que ajudou no planejamento de como desenvolver um site com o foco claro para ações de publicidade e marketing;

- Equilíbrio e resultado (Autor: Christian Barbosa) – Sou um grande fã do Christian, já acompanhava ele havia um tempo, ele é considerado o “Senhor do Tempo”, e nesse livro ele mostra como você pode ter uma vida com muito resultado, mas com equilibro, ou seja, tendo uma qualidade de vida. Hoje em dia é muito comum pessoas sobrecarregadas sem conseguir se dedicar a elas mesmas, e o Christian recomenda que você tem que se colocar na sua agenda como prioridade, para poder ter o tempo para você mesmo;

- Como Evitar Preocupações e começar a viver (Dale Carnegie) – Só quem já passou por um stress e crise de ansiedade que pode entender o que essa doença silenciosa pode te causa, te joga lá para baixo e não te deixa agir. Além do tratamento médico, minha namorada me recomendou esse livro, um livro que te ajuda a pensar em muitas situações difícil que você pode estar passando Uma briga mental como você mesmo não é nada fácil de lidar, e esse livro te mostra como enfrentar essas situações. É um bom livro para melhorar a inteligência emocional;

- Scrum – A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo (autor: Jeff Sutherland) – Confesso que estou longe de conseguir fazer o dobro e com a metade do tempo, mas o Jeff é o criado da metodologia scrum, que é um método de gerenciamento de projetos. Ele mostra como você pode conduzir o projeto, eliminar os trabalhos que não geram resultados, dividindo o projeto em parte menores e como deixar a equipe toda entrosada, sabendo tudo o que tem que fazer e quem está fazendo cada tarefa. Então você consegue entregar um projeto melhor para o cliente, como menor prazo e evitando um retrabalho;

- Geração de valor 1 e 2 (Autor: Flávio Augusto) – Um livro legal para melhorar sua motivação e te ajudar a querer crescer por conta própria, ir atrás dos seus sonhos;

- Trabalhe 4 horas por semana (Autor: Timothy Ferriss) – Outro livro que não consegui conquistar o que se propõe no título, mas é um livro muito legal para você repensar a forma de trabalhar e monetizar seus serviços ou produtos. Uma visão bem diferente para poder ganhar dinheiro trabalhando pouco e de qualquer lugar do mundo.

Acredito que a leitura desses livros possa ajudar qualquer pessoa a ter um crescimento pessoal e profissional. E não importa se trabalhe em uma empresa ou por conta como freelancer.

Acredito que para se ter sucesso você precisa ter um equilíbrio entre o trabalho e vida pessoal, e por isso que os livros que leio são tanto voltados para trabalho, quanto para o pessoal.

E você, leu algum livro que marcou seu crescimento pessoal ou profissional? Se tiver, deixe  sua sugestão no comentário que irei querer ler!


Muitas empresas que estão querendo desenvolver seus projetos caem nesse dilema: “Contratar um profissional freelancer ou uma empresa“.
Se perguntarmos para algumas empresas sobre alguns projetos que já tentaram desenvolver irão delatar alguns históricos negativos que tiveram com alguma empresa ou profissional. Falando que não entregou o projeto como tinha prometido, e o mais citado (pelo menos que o que mais escutei) a demora na entrega e comunicação.
Não é porque trabalho como desenvolvedor freelancer que vou falar que é melhor fazer o projeto com um profissional, mas vou dar a opção de desenvolver seu projeto.
Existem várias vantagens de desenvolver o projeto com um profissional, e lógico que também existe as desvantagens. Vou tentar citar algumas:

Vantagens:

- Custo mais barato: por não ter muitos gastos com a empresa (mas não se engane com custo mais barato com preço baixo).

- Tempo de desenvolvimento: geralmente profissionais bons tem agenda lotada também, mas comparado com uma empresa boa o tempo de espera é mais curto. Mas uma dica muito importante é não se iludir com prazos que os profissionais te passam, para um projeto ser desenvolvido com qualidade e SEGURANÇA precisa de tempo para realizar, muitos profissionais prometem entregar um projeto médio em 20 dias aonde no mínimo levaria 30 dias, mas na verdade eles te prometem em 20 dias e só te entregam depois de 40 dias.

- Especialização no assunto: um profissional é voltado apenas para sua área, então o conhecimento dele no assunto é vasto.

- Contrato apenas pelo projeto: Em vez de até contratar um profissional pra trabalhar para você, com um freelancer você só terá custo com ele quando tiver um projeto para desenvolver.

Desvantagem:

- Reuniões pessoais: Por você contratar um freelancer, na maiorias das vezes a pessoa esta em outra cidade, estado ou até país. Então fica difícil para fazer uma reunião pessoalmente. Mas pode contornar essa situação com uma reunião on-line.

- Profissionais não profissional – Para muitos o trabalho freelancer é apenas para ganhar uma grana extra, então não dão tão a importância para o projeto, e se caso tiver um problema somem, não respondem mais os e-mails e etc. Por isso é importante contratar um profissional que trabalha apenas como freelancer, assim sempre ele irá oferecer um bom trabalho, já que os trabalhos freelancer é a principal renda dele, ele não irá querer perde o seu projeto e se queimar no mercado com risco de não conseguir novos trabalhos.

Essas são minhas opiniões em cima desses 3 anos que trabalho como freelancer full time e o que escuto dos meus clientes.

Mas caso você tenha um outro ponto de vista, ou até um histórico positivo ou negativo, compartilhe nos comentários.


Mais de um ano sem nenhum post no blog, mas isso aconteceu pelo fato de estar muito ocupado desenvolvendo sistemas, sites e também estudando muito.

Nesse período estive estudando o framework CakePHP. Ainda não estou usando em todos os projetos, estou usando mais em projetos pessoais e de alguns clientes.

Outra área que ando estudando é sobre e-commerce. Estou montando um projeto de uma loja virtual (logo posto mais informação) e também pretendo prestar consultoria de gerenciamento e estrutura para lojas virtuais.

No aprendizado desse período não poderia faltar o estudos sobre as redes sociais. E falando em redes sociais meu twitter é @mbiasotto (siga-me).

Vou tentar aparecer mais por aqui, falando dos projetos e dividindo experiência que tenho passado.
Até logo.


Você já viu um carro invisível?

Se você olhar a foto abaixo verá que consegue olhar as coisas que estão atrás do carro.

carro01

Mas como tudo na vida pode ser visto de pontos de vistas diferentes, se olhar por outro ponto de vista vera que isso não passa de uma ilusão de ótica.

carro02

Por isso que tudo que você se depara na vida não pode ficar com a primeira opinião. Não importa se é uma coisa pessoal ou profissional você tem que para e pensar, e tentar ver tudo por lados diferentes para arrumar solução ou até mesmo previnir problema futuros.

É isso ai! =)


Nesse último sábado (mas sempre é assim) fiquei indignado com um guardinha, vigia ou flanelinha, não sei como que realmente pode se chamar esses ‘caras’ que cobra de você para olhar o carro na rua.

Fui a uma balada aqui em Sorocaba, chegando lá como sempre quando vou para algum lugar que não tem estacionamento esses tal guardinhas vem falando se podem olhar o carro. Até ai tudo bem tem uns que vem pedi para olhar o carro depois você da um trocado para ele e beleza. Mas algumas vezes como dessa vez, ‘os caras’ vem colocando valor “- O parceiro quer que olhe o carro ai, 5 reais, bele?”.

Bom ultimamente você tem que sair com o dinheiro contado, e já reservado o dinheiro para pagar eles, deixar de consumir para pagar um cara que ta ‘olhando’ seu carro que não tem seguraça, nem nada.

Até ando pensando em fazer um bico desses, ali no mínimo, mas chutando baixo tinha uns 40 carro, 40×5 da 200 reais na noite que começa umas 10 da noite e acaba umas 6 da manhã total de 8 horas. O valor hora desse cara sai por 25 reais, bom se ele fizer os 4 finais de semana no mês ele tira 800 reais, tem gente que estuda, rala todos os dias para ganhar menos que isso.

Bom mas a noite não tinha terminado, quando estava indo embora o cara de longe viu o alarme piscando e veio correndo porque nem sabe qual é o seu carro, eu não quis pagar os 5 reais e falei que só sobrou 2 reais e o cara teve coragem de perguntar “- Ela ai não tem o resto (referindo a minha namorada), não tem mais moeda ai no carro?”, só faltou o cara pedir um documento meu e deixar lá para voltar e pagar, ou me passar a conta do banco para depositar o resto.

Mas a questão é que somos escravos dessas pessoas, se falamos que não vamos pagar eles riscam o carro, o que podemos fazer? Chama a policia, denunciar? Mas quem vai ligar para isso?

Ou podemos deixar assim e pensar “A crise ta feia, não ta tendo emprego, esse cara é um batalhador ta se virando como pode, vamos gerar emprego pagando para olhar nossos carros”.

Sinceramente? Eu prefiro enviar esse dinheiro para uma caridade! =/


Hoje estava navegando pelo blog que costumo ler, quando estava lendo um post no blog Marketing de Busca do Paulo, onde ele estava falando que o filho dele achou que a barra de busca do Yahoo parece um cigarro, fui ver e achei a mesma coisa, mas só tive essa percepção depois de ter visto o post.

cigarro


Tanto tempo depois, estou eu aqui em uma nova temporada que está por vir.

Depois de dezembro 2008 não publiquei mas nada aqui, sai de férias, tirei uns dias de descanso mas logo depois voltou a correria que não tende acabar tão cedo!

Em fevereiro fez exatos um ano de freelancer ‘full time’ de programador php, nesse período aconteceram muitas coisas e muitos aprendizados.

Começo de 2009 eu decidi me atualizar, voltar a estudar para poder oferecer mais serviços qualificados para meus clientes. Ando lendo muito livros, artigos na internet e escutando podcast. Uma coisa nova nesse aprendizado é programação PHP orientado a objeto e javascript com JQuery

Logo, logo vem novidades por aqui e em mais lugares!


Nesse último final de semana fui num show que reunia os Paralamas dos Sucesso, Toni Garrido e Daniela Mercury. Você deve ta pensando que no mínimo esse ingresso saiu por uns 30 reais, mas pelo ao contrario esse show foi de graça num parque em Sorocaba (Parque das águas). Foi um evento da Telefonia com a prefeitura de Sorocaba.

Muita gente deve ter pensado que a Telefonia é loca, ou esta sobrando muito pra ela fazer esse show de graça, mas pelo ao contrario ela ganhou muito com isso.

Provável eles queriam fazer alguma ação de marketing para fortalecer a marca entre os seus consumidores, já que ela é uma das (se não for a mais) empresas que tem mais reclamações.

Em uma campanha de TV, rádio, jornal, internet, ou seja campanha tradicionais não iria ser tão bem aceita, já que a marca hoje não é bem vista entres os consumidores.
Mas com esse evento de trazer grandes nomes da música brasileira, o publico sai desses eventos com uma postura diferente pela Telefonia, porque acabaram de divertir, curti uma mega produção.

Com isso a Telefonica ganha mídia em jornais (TV e impresso) porque acabam divulgando os eventos que tem na cidade, o buzz do pessoal que foi sai falando e o pessoal tirando foto colocando no Orkut, MSN e até eu de certa forma estou fazendo um ‘merchan’ pra eles. Com isso eles usaram a força da mídia ‘moderna’ do publico ir divulgando na mídia online.

No show havia alguns balões divulgando os produtos da Telefonica: telefone, internet e TV. Alias o evento deve ter sido pra relacionar com esse pacote de serviços deles (Telefone, internet e TV), porque nesses eventos realizados por eles sempre são com 3 atrações.

Outra coisa para a marca Telefônica entrar mais fácil na mente do publico nos telões quando escrevia o nome do evento o nome Telefônica não aparecia como logo, era um fonte de texto normal, nem tanto normal, era a mesma que eles usam no pacote deles , do trio.

Bom olhando por esse lado, esse show para eles não tem esse custo, sai por muito mais barato, sem falar no abatimento nos impostos. O resultado nessa ação entre os cliente gera um grande retorno.


A pesquisa do ibope/NetRatings aponta que somo 41,6 milhões de usuário de internet no Brasil, mas a pesquisa da Datafolha para a F/Nazca diz que seriamos 64,5 milhões de usuários acima dos 16 anos.
O IBOPE realizou a pesquisa ligando para telefone fixo, já a Datafolha fez pesquisa nas ruas.


Para o crescimento da marca no Brasil Burger King optou em trabalhar com a agência Climax que propôs trabalhar a exposição da marca com o Google Gadget Ad. Empresa experimentou e aprovou o novo formato de publicidade online.

Veja o vídeo abaixo:

Fotos

Leitura

Amigos

Busca no Site

Portfólio Mauricio Biasotto - Programador PHP Freelancer | Sorocaba - São Paulo
home|quem sou|serviços|trabalhos realizados|contato| sitemap